Em 2020, a Microsoft entrou em uma polêmica com o programa CCleaner ao considerá-lo como um “software potencialmente indesejado”. Agora, quase dois anos depois, o famoso programa utilizado para fazer limpeza nos PCs está disponível de forma oficial para ser baixado através da Microsoft Store.

Na época em que o CCleaner foi banido, vale lembrar que o aplicativo oferecia a instalação de alguns programas adicionais. Assim, na hora de instalá-lo, os usuários poderiam instalar por engano, também, alguns aplicativos como o Google Chrome, Google Toolbar, Avast Free Antivirus ou o Avira Free Antivirus.

Apesar de esta prática de incluir programas em pacotes de instalação ser comum até hoje, o Windows Defender passou a identificar o aplicativo da Piriform como uma ameaça.

Já conforme aponta o site Softpedia, o CCleaner, agora, pode ser baixado no Windows 11 diretamente pela loja de aplicativos da Microsoft. Os comentários na página do programa apontam que o mesmo ingressou por lá em algum momento de dezembro, mas as mudanças feitas para isso ser possível não foram informadas.

CCleaner na Microsoft Store

Imagem: reprodução/TecMasters

CCleaner tem clones na Microsoft Store

Apesar do programa estar disponível na Microsoft Store para ser baixado de forma segura, a loja de aplicativos possui alguns programas com nomes similares para induzir alguns usuários ao erro. Um deles, como mostra a imagem abaixo, é o PCCleaner, que possui o mesmo ícone, mas que não é desenvolvido e nem tem qualquer relação com a Priform.

Programa com mesmo ícone do CCleaner

Imagem: reprodução/TecMasters

Assim, ao baixar o CCleaner pela Microsoft Store, certifique-se que o mesmo tem a “Piriform Software LTD” como sua desenvolvedora. Até o momento, não existe um link direto para o programa ser baixado através da loja do Windows 11.

Via: Neowin

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *