Com a melhoria no cenário da pandemia, muitos campeonatos de esports foram realizados presencialmente. O resultado foi uma mudança na lista dos canais mais assistidos de esports na Twitch, de acordo com pesquisa da StreamsCharts.

Em 2020, o canal de CS:GO ESL liderava o ranking com margem ampla em termos de horas assistidas. Em 2021, perdeu o posto para LCK_Korea e passou para o segundo lugar.

O canal profissional Korean League of Legends League profissional, que transmitiu o Worlds 2021 em coreano, chegou a 77,4 milhões de horas assistidas, enquanto o ESL_CSGO teve 74,8 milhões.

O LCK_Korea aumentou muito considerando o quinto lugar no ano passado e chegou à liderança, pois o LCK parou de transmitir no YouTube, com a maioria da audiência migrando para o Twitch. A classificação é baseada em estatísticas de 1 de janeiro a 27 de dezembro.

League of Legends continua cada vez mais em destaque na Twitch

League of Legends, destaque na Twitch

Imagem: Riot Games

O segundo lugar vai para o canal oficial da Riot Games, que teve 58,9 milhões de horas assistidas em 2021 graças às transmissões dos campeonatos de League of Legends regionais e internacionais, incluindo LEC, LCS e LCK. Outros games da empresa também foram transmitidos no canal (Legends of Runeterra, LoL: Wild Rift, Valorant), assim como a estreia da série Arcane.

Já no quarto lugar com um resultado de 51,4 milhões de horas assistidas foi o canal do estúdio francês OTP, que transmite sobre League of Legends em francês. Importante notar que o canal começou suas atividades em janeiro de 2021 e chegou a uma posição tão alta em apenas 12 meses. Isto foi facilitado pelo crescimento da popularidade do LFL e pela mudança da equipe de produção com a chegada do time da Karmine Corp, que pertence a um dos streamers mais populares da França, Kamet0.

Em quinto lugar está o canal RocketLeague onde podem ser encontrados a maioria dos streams do RLCS. Teve 50,3 milhões de horas assistidas em 2021. É um grande sucesso para o canal, pois em 2020 tiveram apenas 34 milhões de horas assistidas e estavam no oitavo lugar. Apareceu apenas um canal relacionado ao Dota 2 nos top 10 de esports de 2021 – dota2mc_ru (50 milhões de horas assistidas). Realizado pelo Maincast studio, o canal teve campeonatos famosos como WePlay AniMajor e ONE Esports Singapore Major 2021, bom como 2 grandes ligas DPC – ESL One Eastern Europe e DreamLeague Season 15 Western Europe.

Logo em seguida no topo estão os canais de game VALORANT e Rainbow6, que em 2021 geraram 44,6 e 41,4 milhões de horas assistidas, respectivamente. Em 2020, estes canais não apareceram no top 10.

Os últimos dois canais no top 10 se especializam em transmitir ligas europeias e brasileiras de LoL (temporadas de primavera e verão). LEC e CBLOL tiveram 39 e 35,8 milhões de horas assistidas, respectivamente.

Em 2021 alguns canais importantes deixaram o ranking. Isto se aplica ao OgamingLoL (estúdio de produção francês que focava em LoL). E o canal de Dota 2 RuHub não chegou ao top 10 mesmo depois que o Dota Pro Circuit foi retomado, como aconteceu com o canal LCS.

Em 2021, os canais transmitindo campeonatos League of Legends tomaram seis lugares no top 10 considerando o número de horas assistidas. Isto sugere que a Riot Games foi muito eficiente em desenvolver e popularizar seu MOBA. Talvez graças ao incrível sucesso da série animada Arcane, o LoL deve trazer ainda mais espectadores para seus campeonatos em 2022.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *