A imagem acima é uma bela fotografia de um olho humano, certo? Errado. Por mais real que pareça, trata-se da primeira prótese ocular totalmente impressa em 3D do mundo, desenvolvida pelas empresas Fraunhofer Technology e Ocupeye Ltd, e recebida pelo paciente Steve Verze.

O engenheiro britânico de 47 anos perdeu seu olho esquerdo aos sete anos e se sentia desconfortável ao sair de casa. Felizmente, a nova prótese parece ter caído “como uma luva”. “Se eu não consegui perceber a diferença, sei que outras pessoas não perceberão”, celebrou Verze.

Desenvolvimento do primeiro olho 3D impresso do mundo

Para chegar no produto, a Fraunhofer trabalhou ao lado da Ocupeye em um novo processo mais rápido e menos invasivo. Até agora, os médicos precisavam fazer moldes da órbita do olho, algo extremamente delicado para as crianças — já que necessita de uma anestesia geral — e que durava em torno de seis semanas.

Com as novas tecnologias, no entanto, agora pode-se fazer uma varredura não invasiva de apenas 2,4 segundos usando um scanner oftálmico especialmente modificado que fornece uma medição precisa da órbita do olho. O aparelho é bem similar aos tradicionais vistos em uma ida ao oftalmologista.

Processo olho 3D

Imagem: Reprodução/On Demand News

Feito isso, os dados são combinados com uma imagem calibrada das cores do olho saudável e transferidos pelo sistema “Cuttlefish: Eye”, que cria um modelo de impressão 3D. Posteriormente, as próteses são impressas, inspecionadas e recebem um polimento especial pelos ocularistas. Tudo isso em apenas duas ou três semanas.

Melhorias à vista

A boa notícia é que Verze não será o único beneficiado. Isso porque de acordo com a Fraunhofer, a Ocupeye pode potencialmente cumprir a necessidade anual de 10.000 próteses exigidas para o mercado do Reino Unido com apenas uma única impressora 3D.

Por ora, a nova prótese está sendo testada para avaliar o quão mais eficaz é em comparação com os moldes tradicionais feitos à mão. E se os resultados forem positivos, a expectativa é de que muitos outros usufruam dessa inovação recém-lançada para o segmento médico.

Fonte: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *