Games se tornaram os melhores amigos dos consumidores durante a pandemia. Esse relacionamento foi especialmente impulsionado pela troca do escritório físico pelo home office, de acordo com a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela Edelman a pedido do PayPal, que relata também que 9 em cada 10 brasileiros compraram algum jogo para passar o tempo em casa durante o período de crise sanitária.

A pesquisa analisou respostas de 1 mil pessoas, todas consumidoras online, entre 18 e 55 anos, de todas as regiões do País e classes sociais.

Na comparação com o cenário pré-pandemia, o crescimento no número de brasileiros que compraram jogos de forma online em 2021 foi de mais de 7 pontos percentuais — ou 56%.

Ainda de acordo com o estudo, 84% dos brasileiros afirmam que só não compraram mais títulos no período por falta de dinheiro.

Jogos, puro entretenimento

A principal razão apontada pelo estudo para o aumento no número de pessoas que consumiram jogos durante a pandemia foi a necessidade de criar um ambiente mais lúdico em casa, tanto para adultos quanto para crianças, que passaram a conviver quase que 24 horas por dia.

“A vertical de games é uma das que mais se beneficiam das carteiras digitais, até pela questão da faixa etária ser mais jovem e estar mais familiarizada com essa opção de pagamento”, explica Leonardo Sertã, head de desenvolvimento de mercados do PayPal para a América Latina. “Cerca de 42,5% dos entrevistados pelo PayPal usam e-wallets para comprar jogos online ou videogames, principalmente por causa da comodidade e da segurança desse tipo de plataforma eletrônica.”

Para 84,7% dos entrevistados, pagar de forma eletrônica por jogos é uma experiência muito mais satisfatória do que em lojas físicas. Pagamentos via online, inclusive, se tornou prática cotidiana para 78% dos entrevistados e, para 91,4% dos entrevistados, o fato de pagar online é ainda mais interessante se considerado que o método permite acompanhar melhor os gastos diários e semanais.

Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 50% dos brasileiros compradores online recorrentes pagavam por jogos online diariamente, semanalmente ou quinzenalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice bateu os 57%. Deste universo de pesquisados, 89,5% dizem que vão se manter fiéis a essa forma de consumo.

Meios de pagamento

Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online de jogos (79,3%) – índice que não sofre alteração por gênero. Em seguida vêm os cartões de débito (43,6%), preferidos pelos homens (45,1%). Em terceiro lugar, bem próximas, aparecem as carteiras digitais (com 42,4%).

Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para pagar por jogos online tende a fazer isso com mais frequência (85% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e mulheres que compram online usando carteira digital sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 84,5%).

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