Imagem: Ilija Erceg/Shutterstock

A Rockwell Automation selou uma parceria com a Bravo Motor Company para a criação de uma gigafábrica de carros elétricos no Brasil, a primeira do tipo em território nacional e da América Latina encabeçado pelas empresas. A ideia das empresas é oferecer ao mercado brasileiro soluções tecnológicas para a fabricação de baterias de veículos elétricos.

A californiana Bravo possui expertise aplicada à área de descarbonização com enfoque na produção de baterias, veículos e sistemas de armazenamento de energia. A Rockwell, por sua vez, é especializada em automação industrial.

“A aposta do futuro de todo ecossistema é a eletrificação e, por isso, a necessidade de baterias aderentes a esta demanda tornou-se ainda mais estratégica”, acredita o CEO da Bravo, Eduardo Javier Muñoz.

A escolha pelo mercado brasileiro para iniciar as operações, continua o executivo, foi por conta da capacidade de pessoas e por contar com materiais estratégicos para a produção da bateria. “Cerca de 8% dos empregos brasileiros são ligados direto ou indiretamente à cadeia produtiva automotiva, inserindo o Brasil como um forte player global.”

A Rockwell Automation também fornecerá soluções digitais como tecnologias de simulação, otimização e realidade aumentada, integradas com engenharia e fábrica.

O foco da gigafábrica de carros elétricos

Muñoz explica que a fábrica terá como foco frotas de mobilidade como táxis, vans, ônibus e veículos de entrega urbana. “A parceria com a Rockwell Automation viabilizará o estabelecimento de uma cadeia de suprimentos local e uma fábrica de baterias que não apenas produzirá nossos veículos e sistemas de armazenamento de energia, mas também a produção massiva de veículos elétricos e híbridos locais para outras empresas para as quais forneceremos baterias“, explica.

“Nosso objetivo é fazer com que, no futuro, a instalação brasileira seja um modelo a ser replicado em outras localidades como EUA, Europa, Oriente Médio, África, entre outros”, ressalta o executivo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.