A decisão do YouTube de retirar a contagem de “dislikes” (“não gostei”, em português) dos vídeos tem sido motivo de polêmica sem fim.

O anúncio gerou protestos dos usuários e até de um dos fundadores do YouTube. Agora, é possível reverter o fim dessa funcionalidade com uma extensão para navegador.

YouTube dislike

Imagem: reprodução

O número de usuários contra a retirada do botão sempre foi muito maior do que os que estavam a favor. A maioria defende que a contagem de “dislikes” era a única maneira de saber se um vídeo era “verdadeiro”. Muitos vídeos incompletos, como isca para audiência (clickbait), são postados na plataforma.

O YouTube alegou que a remoção do botão veio para melhorar o ambiente. Sem o “não gostei”, eles estariam protegidos de assédio moral e ataques coordenados.

Ainda assim, a decisão foi revertida quando um programador inventivo restaurou a função no YouTube criando uma extensão para navegador que traz de volta a contagem.

Planos e soluções para o YouTube

O desenvolvedor da extensão, no entanto, tem uma solução planejada: buscar na sua própria base de usuários uma maneira de funcionar quando não dependesse mais da API do YouTube. A ideia é bem inovadora mas há preocupações de que a contagem possa ser manipulada por alguns usuários.

A extensão chama-se “Return Youtube Dislike” e o autor é Dmitry Selivanov. O site oficial já está online para quem quiser conhecer. Por enquanto, está disponível para o Chrome e o Firefox, mas há promessas para o aplicativo. Ainda está no estágio inicial (alpha) então há possibilidade de muitos bugs.

Fonte: Gizmochina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *