Imagem: BIG Festival

A edição 2022 do Best International Games Festival (ou apenas BIG Festival) começa nesta quinta-feira (7) e vai até domingo (10). O evento focado em jogos, criação e networking oferece palestras com diversos nomes da indústria, uma programação exclusiva de eSports e presença de algumas personalidades dos videogames, além de mais de 200 títulos para o público testar.

Caso você esteja em dúvida sobre o que testar e/ou dar atenção, o TecMasters preparou um guia do BIG Festival 2022 com dicas e destaques!

Demonstração de jogos

O BIG Festival 2022 conta com estandes dedicados à Nintendo, PlayStation e Xbox. Entretanto, os jogos das três gigantes que estão disponíveis para o público testar são lançamentos recentes, incluindo Mario Strikers: Battle League, Nintendo Switch Sports, Trek to Yomi e Roller Champions.

Do lado do Xbox, todos os títulos em exposição fazem parte do selo ID@Xbox, programa que busca promover desenvolvedores para ajudá-los a ganhar destaque no ecossistema de jogos independentes. Além disso, vale citar que o público pode testar também o One Piece Odyssey em um mini estande da Bandai Namco.

O JRPG da franquia One Piece está previsto para ser lançado em 2022 e está disponível para testes por até 15 no BIG Festival 2022. Fica a dica para jogar One Piece Odyssey! Porém, procure chegar cedo ou se prepare para esperar um tempo na fila, já que trata-se de uma atração inédita e que ainda não foi lançada.

A área dos jogos indies também merece atenção! São dezenas de exposições com jogos independentes que você pode conhecer e testar, além de conversar com os desenvolvedores se quiser. Além destes, o evento oferece uma mostra competitiva com 19 títulos finalistas, sendo 11 deles criados por brasileiros.

Você pode testar os games finalistas enquanto a premiação do BIG Festival 2022 não acontece, mesmo os que já foram lançados. Fica a indicação para Dodgeball Academia (Brasil), Relic Hunters Rebels (Brasil), Greak: Memories of Azur (México), Wolfstride (Brasil), No Place for Bravery (Brasil) e Backbone (Canadá).

Palestras do BIG Festival 2022

Shuhei Yoshida vem ao BIG Festival 2022

Imagem: Sony

Seguindo a tradição, o BIG Festival 2022 oferece inúmeras palestras sobre a indústria de videogames. De quinta a domingo, ao longo de diferentes horários, os três auditórios e as duas arenas dedicadas a eSports (Estande da Tribo e Arena NFA) contam com apresentações, dicas, conversas e atividades do gênero, sempre com a presença de alguma personalidade do mercado de jogos.

Entre as personalidades, destaca-se a presença de Takashi Tokita (designer chefe de Final Fantasy), David Brevik (criador de Diablo), David K. Lam (diretor de arte de League of Legends), Shuhei Yoshida (ex-presidente da Sony Studios), Adrien Cho (343 Industries), Michael Paul (The Coalition), e Sam Carlisle Senior e Esteban Lora (ambos do Xbox Game Studios).

Abaixo, você confere algumas indicações para acompanhar. Lembrando que, caso você queira assistir a alguma conversa pessoalmente, é preciso chegar antecipadamente ao local, pois os assentos são limitados. Além disso, existe a opção de assistir as palestras do Auditório 1 online, pois elas estão sendo exibidas oficialmente no canal da Twitch do The Enemy.

Takashi Tokita da Square Enix

Imagem: Square Enix

  • Xbox Games Studios – Desenvolvimento Externo e Jogos AAA com Adrien Cho, Esteban Lora, Michael Paul e Sam Carlisle da Microsoft (Auditório 2 – 07 de julho, das 11:20 às 12:05)
  • Maximizando o sucesso mundial do desenvolvedor com ID@Xbox com Chris Charla da Microsoft (Auditório 1/Presencial e Online – 07 de julho, das 17:00 às 17:45)
  • A Visão da Epic Games para a América Latina com Douglas Payne, Héctor Sánchez, Martina Santoro e Paulo Souza da Epic Games e Sandro Manfredini da AQUIRIS (Auditório 1/Presencial e Online – 07 de julho, das 18:00 às 18:45)
  • Diversidade e Inclusão na Indústria de Games com Camila Figueiredo de Souza e Lívia Moraes da BTLAW – Barcellos Tucunduva Advogados e Mercia Britto do Cinema Nosso (Auditório 3 – 08 de julho, das 10:40 às 11:05)
  • Niantic: Construindo Tecnologias e Ideias que nos Movem com Leonardo Wille da Niantic, Inc. (Auditório 2 – 08 de julho, das 12:40 às 13:05)
  • BIG AWARDS: Cerimônia de Premiação do BIG Festival 2022 (Todos os auditórios – 08 de julho, das 20:00 às 21:45)
  • PlayStation Indies com Shuhei Yoshida da Sony (Auditório 1/Presencial e Online – 09 de julho, das 12:20 às 13:05)
  • Diversidade na Indústria de Games com Dr. Jakin Vela da IGDA, Marie-Claire Isaaman, Mayara Fortin da Star Stable Entertainment e Sithe Ncube do Humble Bundle (Auditório 2 – 09 de julho, das 15:00 às 15:45)
  • Como os profissionais de imprensa estão vendo o mercado de games com Amanda Fleure da ESPN Brasil, Bruna Penilhas do Canaltech, Bruno Silva do Chippu, Luiz Gustavo Pacete, Théo Azevedo da Theogames e Tiago Ferreira Ribas da Folha de S.Paulo (Auditório 2 – 09 de julho, das 16:00 às 16:45)
  • Do’s & Dont’s do GameDev: Lições de um Veterano com 30 anos de indústria com David Brevik da Skystone Games (Auditório 1/Presencial e Online – 09 de julho, das 17:00 às 17:45)
  • Acessibilidade em videogames com Christian Rivolta Bernauer da AbleGamers Brasil (Auditório 2 – 09 de julho das 18:00 às 18:45)
  • De Final Fantasy IV a Live a Live: Minha Jornada de J-RPG com Takashi Tokita da Square Enix (Auditório 1/Presencial e Online – 10 de julho, das 20:00 às 20:45)

Outras atrações

O pavilhão conta também com uma praça de alimentação com diversas opções de comida, mas infelizmente, sem opções para veganos. Existem ainda alguns atrações com atividades diferenciadas no BIG Festival. Além de espaços dedicados a marcas de tecnologia e investidores, há uma área dedicada a jogos em realidade virtual, por exemplo.

Além desta, fica o destaque para o estande do AbleGamers Brasil, organização sem fins lucrativos que busca oferecer soluções para gamers com deficiência.

Ingressos, local e como chegar

Logotipo do BIG Festival 2022

Imagem: BIG Festival

O BIG Festival 2022 acontece entre os dias 7 e 10 de julho, das 10 às 22 horas.

Local: São Paulo Expo – Entrada pelo Pavilhão 8

Endereço: 1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, 04329-900 – São Paulo

Como chegar (de acordo com o site oficial do evento):

  • De metrô: vá até a estação Jabaquara de metrô. Ônibus circular entre a estação de metrô e o evento. Saídas da Rua Nélson Fernandes, em frente ao número 297.
  • De carro: Vá até o São Paulo Expo. Estacionamento terceirizado no local (R$ 60 o período). Caminhe até a entrada do evento no Pavilhão 8.
  • De táxi ou aplicativo: para chegar bem na frente da entrada do BIG Festival, favor utilizar esse link.

Ingressos: A partir de R$ 20,00 (meia-entrada) + taxas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.