Quem é gamer de verdade tem motivos de sobra para comemorar nesta segunda-feira (27). Isso porque a data celebra os 50 anos de existência do Atari, uma das marcas mais icônicas do universo dos videogames e que segue viva — mas não tão firme e forte — até os dias atuais.
Breve história do Atari
Com nome inspirado em um movimento do jogo de tabuleiro japonês Go, o Atari foi fundado em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney. A criação de uma das marcas gamer mais famosas do mundo aconteceu um ano após Bushnell e Dabney terem lançado o jogo Computer Space.
Ao criarem o Atari, os cofundadores então contrataram Al Alcorn para desenvolver um jogo de arcade com duas paletas, uma bola e um sistema de pontuação — bem similar ao tênis de mesa. Intitulado de Pong, o título foi o primeiro game da marca e conseguiu impulsionar a empresa.
![[Para recordar]: Atari completa 50 anos de existência no mercado 1 Pong, jogo de Atari](https://tecmasters.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/06/Pong-jogo-de-Atari-1024x576.jpg.webp)
Imagem: Reprodução/CGR Publishing
Outros games como Space Race e Gran Tank 10 mantiveram a Atari nos holofotes, mas foi com o lançamento do Atari VCS (mais tarde conhecido como Atari 2600), em 1977, que a marca conquistou o mercado. O console compacto foi um dos grandes responsáveis por levar a diversão das máquinas de arcade para os lares dos jogadores.
Estima-se que o produto em questão tenha emplacado mais de 27 milhões de unidades vendidas, permitindo jogatinas de Superman e do famoso Space Invaders. Mas curiosamente, todo esse sucesso conquistado nos anos seguintes também foi o motivo do declínio da marca.
![[Para recordar]: Atari completa 50 anos de existência no mercado 2 Atari](https://tecmasters.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/06/Atari-2-1024x685.jpeg.webp)
Imagem: Pit Stock/Shutterstock
Se por um lado a fama atraiu os olhares de jogadores, por outro permitiu uma saturação de jogos para o console. Diversos títulos foram disponibilizados, mas muitos deles eram de baixa qualidade. Isso provocou o “crash” do videogame norte-americano em 1983. Aliás, muitos viram o Atari apenas como uma “moda passageira”.
E de lá para cá foi uma queda livre. Modelos como Atari 5200, 7800, Linx e Jaguar foram lançados, mas não chegaram perto do sucesso do VCS. A marca até chegou a mudar de nome em 2009 para Atari SA, mas quatro anos depois, em 2013, sua dona na época (Infrogames Entertainment) declarou falência.
Felizmente, a companhia conseguiu se recuperar judicialmente e, desde então, tem buscado diversificar seus investimentos — redirecionados para hotéis, cassinos, novo console e até criptomoedas — em mais uma tentativa de reestabelecer sua imagem no mercado.
Comentários