Foto: Asus

A Asus anunciou que vai diminuir os preços de algumas de suas placas de vídeo em até 25%. Segundo a empresa, as reduções serão aplicadas a modelos da série RTX 30 – como as 3050, 3060, 3070, 3080 e 3090.

Embora não se saiba exatamente como isso vai acontecer, já que a empresa revelou que o desconto será de “até 25%”, mas sem citar algum modelo específico para receber o abatimento mais alto.

As mudanças devem ocorrer “a partir de 1º de abril de 2022” e serão aplicadas a “diferentes modelos” de placas de vídeo da Asus.

A medida ocorre após o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos revelar que restabeleceria uma isenção de 25% sobre placas de vídeo importadas da China – isenção expirada no início de 2021 quando o governo Trump decidiu taxar equipamentos vindos da Ásia.

Asus RTX 3060 teve queda de preço na China

Foto: Asus

Eis que, em 23 de março, foi decidido que a isenção voltaria a valer e deve se estender até 31 de dezembro deste ano. Portanto, como citado pela própria Asus, os valores haviam aumentado por conta dessa tarifa. Agora, com a decisão, os preços sugeridos devem baixar novamente.

Apesar da decisão da Asus, pode ser que nada mude

No entanto, isso levanta algumas questões importantes, como o fato de que, por mais que a Asus diminua o preço sugerido de suas placas de vídeo, os varejistas podem continuar praticando o valor que bem entenderem. Obviamente, isso não quer dizer que vá acontecer, mas é uma possibilidade.

De qualquer forma, essa diminuição mostra que os fabricantes procuram formas de tornar seus equipamentos mais acessíveis para os consumidores – pelo menos depois do grande aumento registrado nos últimos dois anos devido à escassez de componentes.

E no Brasil?

O TecMasters conversou com a equipe da Asus no Brasil e aguarda um posicionamento para saber se a decisão, inicialmente apenas no mercado norte-americano, pode refletir nos preços das placas de vídeo também por aqui. Assim que a empresa responder nossa equipe iremos atualizar essa informação.

Via: The Verge

Comentários

2

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Victor
    29 de março de 2022 - 13:52

    Isenção de 25% de impostos não significa 25% no valor final,

    • Cesar Schaeffer
      29 de março de 2022 - 14:44

      Oi, Victor, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Realmente, a redução de impostos não é proporcionalmente igual à redução do preço final. Mas foi exatamente isso que a Asus informou: que vai baixar “em até 25%” os preços finais de alguns modelos de placas de vídeo da marca. Agora é torcer para que essa decisão tenha um impacto positivo para o consumidor aqui no Brasil. Nós conversamos com a Asus mais cedo e aguardamos um posicionamento da empresa. Um abraço.