Na quinta-feira (15), após muitos rumores, a Valve anunciou o Steam Deck, o seu primeiro PC portátil criado em uma parceria com a AMD. O produto, que lembra bastante o Switch, deixou muitos jogadores interessados em adquiri-lo, mas algumas dúvidas sobre como o mesmo funciona surgiram.

Assim, para ajudar as pessoas interessadas em adquirir o PC portátil da Valve, o Tecmasters esclarece algumas das principais dúvidas referentes ao funcionamento do Steam Deck. Confira!

O Steam Deck roda jogos do Windows

Assim como a própria página do produto aponta, o Steam Deck vem com uma distribuição Linux pré-instalada chamada Steam OS. Graças a esta distro, ao Proton e a alguns outros recursos, os jogos do Windows podem ser executados no Linux, mas existem alguns contras, como não existir 100% de compatibilidade com todos os jogos.

Interface do Steam OS - Steam Deck

Reprodução: divulgação/Valve

Por exemplo, alguns jogos online com engines anti-trapaça mais robustas, como o Destiny, podem ser impedidos de rodar devido a não estar em um Windows de verdade. A Steam, entretanto, afirma em sua página que está trabalhando para melhorar a compatibilidade do Proton com estas proteções para rodar mais títulos.

Sistema do Steam Deck pode ser trocado

Além de poder rodar os jogos nativos para Windows da forma mencionada acima, a Valve afirma que os usuários também poderão instalar qualquer sistema operacional em seu computador.

Desta forma, quem preferir, pode trocar o Steam OS pelo Windows e até mesmo acessar outras lojas de jogos digitais, como a Epic Games, por exemplo.

Resolução da tela é praticamente HD

O Steam Deck vem com uma tela LCD de 7 polegadas com a resolução de 1280 x 800 pixels. Entretanto, quando conectado a um monitor externo ou TV, assim como em um PC comum, os jogadores poderão rodar seus títulos com resoluções até 8K 60 Hz ou 4K 120 Hz. A Valve ainda não confirmou se seu PC portátil poderá ser conectado a um monitor sem sua dock, mas é provável que isso seja possível devido a sua porta USB tipo-C.

A sua tela tem um brilho máximo de 400 nits e a sua taxa de atualização máxima é de 60 Hz. Além disso, o display do portátil é sensível ao toque e conta com um sensor de luz ambiente para adaptar o seu brilho de forma automática.

Apesar da página da Steam trazer essa informação referente às resoluções, vale lembrar, o processador e APU do Steam Deck, na maioria dos casos, não terão poder o suficiente para rodar títulos pesados configurados com gráficos no máximo e uma resolução alta ao mesmo tempo.

Duração da bateria

Na página oficial das especificações do Steam Deck, a Valve informa que o seu PC portátil conta com uma bateria de 40 Whr. Essa bateria oferece uma autonomia de 2 até 8 horas dependendo do tipo de atividade realizada com o portátil.

Ainda de acordo com informações obtidas pela IGN, por exemplo, ao jogar o Portal 2 com a taxa de 30 FPS, o Steam Deck é capaz de oferecer uma autonomia de até 6 horas. O carregamento da bateria é feito através de uma porta USB tipo-C.

Acessórios podem ser conectados ao Steam Deck

Assim como foi explicado anteriormente, o Steam Deck funciona praticamente como um PC convencional. Desta forma, qualquer periférico suportado pelo seu sistema operacional pode ser conectado via Bluetooth ou por meio de sua conexão USB-C.

Sistema pode ser utilizado para atividades comuns

Apesar de seu foco ser claramente voltado para jogos, o Steam Deck também pode ser utilizado para outras atividades comuns. Por exemplo, o PC portátil pode ser usado para navegar na internet ou para assistir vídeos.

Teclado Virtual - Steam Deck

Reprodução: divulgação/Valve

Nestes casos, vale notar, o portátil conta com um tipo de touchpad e teclado virtual para facilitar o seu uso, que pode ser visto na imagem acima.

Steam Deck aceita cartões microSD

O PC portátil da Valve está sendo vendido em 3 modelos diferentes, sendo que o espaço de armazenamento muda entre eles. Inclusive, vale notar, o modelo de 64 GB é o único que não conta com um SSD do tipo NVMe e usa uma memória eMMC em seu lugar.

Já para ter mais espaço no Steam Deck, os usuários podem usar cartões microSD do tipo SD, SDXC e SDHC. A Valve não revelou detalhes de como é a performance do produto com este tipo de armazenamento sendo usado para diferentes atividades.

Conexão no modo portátil é apenas via Wi-Fi

Assim como a grande maioria dos PCs portáteis, o Steam Deck não vem com uma entrada para cabo de redes. Desta forma, o PC portátil pode ser conectado a redes Wi-Fi de 2,4 GHz ou 5 GHz.

Já ao ter entradas do tipo USB-C é bem provável que o portátil possa se beneficiar de adaptadores de rede. Quando conectado ao seu dock, vale notar que o portátil ganha uma entrada para cabos de rede.

Dock é vendido separadamente

Para utilizar o Steam Deck praticamente como um PC do tipo Desktop, a Valve vende uma Dock separadamente. Assim como mostra a imagem abaixo, esta Dock traz como vantagem o fato do usuário poder conectar mais dispositivos ao produto.

Conexões da dock do Steam Deck

Reprodução: divulgação/Valve

A Valve menciona que as especificações da dock, assim como suas entradas, ainda podem passar por alterações.

Hardware do Steam Deck não é atualizável

Em entrevista concedida ao IGN, a Valve também acabou confirmando algo que já era esperado. Devido a forma que o Steam Deck é produzido e ter seu hardware implementado em um espaço pequeno, o PC portátil não suporta upgrades em seu hardware.

A página do portátil até faz menção de que os SSDs do Steam Deck podem ser trocado por modelos com mais capacidade de armazenamento, mas não é aconselhável fazer este tipo de modificação.

Fonte: Valve

Comentários

4

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael lima
16 de julho de 2021 16:13

Será que vai poder usar e jogar com os jogos já adquiridos da steam?

Bruno
20 de julho de 2021 08:30

A pergunta que faltou foi: quando sera disponibilizada a venda no Brasil?

Rubens
20 de julho de 2021 12:08

A pergunta é, a Kabum vai importa para nós? hauahuaua