Imagem: PerlaStudio/Shutterstock

Embora seja um problema visto no mundo todo, a pirataria tem mostrado cada vez mais força aqui no Brasil. A mais recente prova disso é que a busca por apps ilegais de streaming na Play Store tem superado a procura por plataformas convencionais como Netflix ou HBO Max.

Por mais que as políticas do Google proíbam apps que “infrinjam direitos autorais e incentivem streaming ilegal” em sua loja, a big tech parece não dar conta de excluir todas essas aplicações que são consideradas verdadeiras “pedras no sapato” para detentoras de direitos autorais.

Banimentos até são vistos, mas não impedem que novos aplicativos surjam e roubem a cena — literalmente.

Apps de pirataria em alta

Atualmente, aplicativos como Cine Vision V5 e MegaFlix, que distribuem cópias piratas de filmes, séries e programas de TV, têm sido mais baixados que apps como Netflix e HBO Max. Juntas, essas aplicações contabilizam mais de cinco milhões de downloads na Play Store.

Apps de pirataria na Play Store

Imagem: Reprodução/Play Store

E mesmo que a quantidade de anúncios desses apps piratas — é dessa forma que conseguem monetizar seus serviços não autorizados — atrapalhe a experiência do usuário, as avaliações são extremamente positivas. Aliás, Cine Vision V5 e MegaFlix possuem melhores pontuações do que as plataformas convencionais (e legais).

“Liberado” no Brasil?

O problema torna-se ainda mais grave ao observar que esses apps parecem funcionar de forma diferente, dependendo da região. Segundo o TorrentFreak, as avaliações iniciais desses softwares eram majoritariamente negativas e muitos reclamavam que traziam apenas trailers de filmes. Curiosamente, após surgirem no Brasil, os elogios começaram.

Ao que parece, o MegaFlix, por exemplo, continua a listar apenas trailers lá na gringa. Mas por aqui, os comentários deixam claro que o app disponibiliza catálogos de filmes e séries. Em suma: os desenvolvedores parecem estudar bem o mercado antes de ultrapassar a barreira da ilegalidade. E por algum motivo, o Brasil tornou-se um desses países “elegíveis”.

Comentário app de pirataria

Imagem: Reprodução/Play Store

É provável que Cine Vision V5, MegaFlix ou qualquer outro app de pirataria acabe como o Tyflex Oficial — que aparentemente foi excluído da Play Store. Mas se nenhuma medida mais rígida for adotada, outros aplicativos substitutos vão surgir para dar continuidade a este ciclo.

Via: TorrentFreak

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.