Em uma parceria com a taiwanesa TSMC, a Apple deve passar a produzir seus próprios modems 5G para os próximos iPhones.

Segundo relatório recém-divulgado pela Nikkei, a gigante de Cupertino estaria planejando usar a tecnologia de produção de 4 nanômetros da TSMC, que ainda não foi implantado para nenhum produto comercial.

Apple TSMC

TSMC será a responsável pela produção do modem 5G proprietário da Apple – Imagem: Shutterstock

Ao que tudo indica, o novo modem 5G da Apple está sendo projetado e testado inicialmente a 5nm antes de passar para a produção em massa a 4nm – o que só deve acontecer em 2023.

A transição para modems próprios já era esperada. Hoje, a Qualcomm é a responsável pela produção dos componentes de conectividade de toda linha do iPhone 13. No entanto, a empresa declarou que deve responder por apenas 20% dos pedidos de modems para iPhones nos próximos dois anos.

Em 2019, a Apple comprou a divisão de modems 5G da Intel – o que já anunciava a mudança. Desde então, Qualcomm e a empresa da maçã concordaram em encerrar uma disputa de patente de tecnologia de modem. Como parte do acordo, a fabricante de chips recebeu mais de US$ 4 bilhões.

A TSMC já produz todos os processadores da série A do iPhone e sistemas no chip M1 para Macs.

Chips M1 Pro e M1 Max da Apple

Os novos chips M1 já são produzidos pela TSC – Imagem: divulgação

Segundo a Nikkei, centenas de engenheiros da empresa taiwanesa já trabalham em Cupertino, na Califórnia, no desenvolvimento de chips da Apple.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *