A Apple e o Google serão investigados pela Comissão de Comércio Justo do Japão. O órgão vai avaliar se ambas as empresas estão alavancando seu domínio no mercado dos sistemas operacionais ao limitar severamente as opções para os consumidores.

A investigação vai envolver conversas com operadores de sistemas operacionais, desenvolvedores de aplicativos e usuários de smartphones. A iniciativa não será focada apenas em celulares, mas também em smartwatches e outros dispositivos vestíveis.

A ideia é compilar informações para tentar entender o motivo pelo qual a concorrência permaneceu estática durante esse tempo, com crescimento apenas da Apple e do Google. Dependendo do que for apurado, práticas consideradas anticompetitivas serão adicionadas ao relatório que está sendo desenvolvido pelo órgão.

No Japão, o iOS está presente em quase 70% dos sistemas operacionais de smartphones, enquanto o Android faz parte dos outros 30%. Por conta disso, todos os desenvolvedores de aplicativos devem adequar suas criações a ambos os sistemas se quiserem aparecer nas lojas.

Além disso, o Google foi acusado de obrigar fabricantes de dispositivos a implementar seu sistema de buscas em troca da utilização do Android.

Situação do Google fora do Japão

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu um processo para investigar práticas anticompetitivas do Google, citando sua supremacia como sistema de buscas.

De acordo com um documento, o gigante das buscas pagou à Apple até US$ 12 bilhões por ano para ser o mecanismo de busca padrão do navegador Safari. Além disso, o órgão critica a empresa por priorizar seus próprios aplicativos no sistema Android.

Em outro caso, dessa vez em 2018, a União Europeia condenou o Google a pagar uma multa de 4,3 bilhões de euros por obrigar fabricantes de dispositivos a instalar o sistema operacional Android junto de um pacote de aplicativos da empresa.

Via: Nikkei Asia

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *