Imagem: Rawpixel

Atenção usuários de Android: um aplicativo recentemente excluído do Google Play tem feito milhares de vítimas. Intitulado de Craftsart Cartoon Photo Tools, o app já foi baixado mais de 100 mil vezes e esconde um malware que rouba senhas e credenciais dos usuários.

Falso editor de imagens

O app em questão finge ser uma mera ferramenta de edição de fotos, capaz de transformar imagens em pinturas ou artes de desenhos animados. Por fornecer diversos filtros e uma maneira rápida de compartilhamento em redes sociais, ele rapidamente popularizou-se na plataforma do Google.

O grande problema é que ele não é um app inofensivo. Segundo investigações de pesquisadores de segurança cibernética da Pradeo, o Craftsart Cartoon Photo Tools esconde o malware Facestealer, utilizado para roubar credenciais de login de dispositivos Android.

Incorporado como um pequeno código malicioso no app, o malware passa despercebido pelas barreiras de proteção do Google Play. O aplicativo então leva o usuário para o login no Facebook e é nesta etapa em que começa a atuação do Facestealer, que rouba o e-mail e senha da vítima.

Posteriormente, essas informações podem fazer com que agentes de ameaça coletem outros dados como IP, números de telefones, conversão de mensagens, detalhes de pagamento e outras informações confidenciais. Um “prato cheio” para a execução de outros golpes.

App malicioso de Android excluído do Google Play

A boa notícia é que o Craftsart Cartoon Photo Tools não está mais disponível na loja de apps do Google. Ainda assim, por ter sido baixado mais de 100 mil vezes, ele ainda pode estar escondendo o malware Facestealer em alguns dispositivos.

Portanto, a principal recomendação é de que os usuários excluam imediatamente o app de seu dispositivo. Também é altamente recomendável alterar as credenciais da conta no Facebook para evitar que logins roubados anteriormente continuem sendo utilizados.

Via: Tech Times

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.