A prévia do Android 13 até trouxe mudanças em design e conexões, mas nada que chamasse atenção à primeira vista. Contudo, um desenvolver de web e apps descobriu que o novo sistema operacional de dispositivos móveis do Google é capaz de executar outros sistemas, como o Windows 11.

Conhecido como kdrag0n no Twitter, Danny Lin compartilhou imagens de um smartphone Google Pixel 6, com a última atualização do Android 13 DP1 liberado na semana passada, rodando o Windows 11 Arm por meio de uma máquina virtual (MV).

Segundo o desenvolvedor, o Windows 11 é “realmente utilizável” nos dispositivos móveis, mesmo sem o suporte para aceleração de GPU. Ainda assim, é possível utilizar a virtualização do recente sistema operacional da Microsoft para executar jogos como o icônico Doom, por exemplo.

A outra boa notícia é que outros sistemas operacionais parecem estar disponíveis no Android 13, uma vez que o mesmo dev conseguiu inicializar o dispositivo com versões do Linux.

Windows 11 Arm no Android 13? Como?

Embora não seja a primeira vez que o SO seja executado em um dispositivo Android, Mishaal Rahman, editor da Esper, explica que o Android 13 no Pixel 6 suporta uma nova estrutura de virtualização. Aliás, esse tem sido um dos focos do Google para melhorar a execução de MVs em dispositivos Android.

Vale lembrar que esta versão do Android 13 liberada é apenas uma prévia de desenvolvedor e deve ser bastante aprimorada nas próximas atualizações. Ao menos no papel, a tendência é que, além de novidades, as futuras versões melhorem ainda mais a virtualização de outros sistemas operacionais.

Via: Android Authority

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments