Imagem: Google

Mal o Android 12 foi lançado pela Google – depois de um longo período de testes – e outra versão do sistema operacional pode estar prestes a chegar. Calma, não estamos falando de um possível Android 13, mas sim do Android 12 Go Edition: uma edição compacta da plataforma que pode aprimorar bateria e desempenho de celulares de entrada.

Android 12 Go: o que muda?

Segundo a Gigante das Buscas, a ideia é dar continuidade ao trabalho feito com o Android 11 Go, que prometia uma melhoria de até 20% de performance nos smartphones com o sistema. No caso, da nova versão, a experiência pode ser ainda mais refinada.

Mirando trazer 30% de desempenho extra para celulares com hardware mais modesto, o Android 12 Go ajusta uma série de recursos do software para extrair o máximo da plataforma sem pesar no processamento, memória ou armazenamento do aparelho.

animações

Imagem: Google

As animações são mais suaves que na versão anterior, dando uma sensação natural de rapidez ao abrir ou trocar de apps. Um sistema inteligente de gerenciamento, aliás, garante que apenas os aplicativos certos fiquem ativos, colocando em modo hibernação aqueles que só são abertos de vez em nunca – economizando espaço e bateria.

Outros ajustes feitos pelo Android 12 Go incluem uma lixeira ao melhor estilo iOS – que conserva seus arquivos deletados por 30 dias antes de apagá-los definitivamente –, uma ferramenta rápida para tradução de páginas na web e, é claro, melhorias de privacidade.

desempenho

Imagem: Google

Esse último quesito, aliás, parece ter recebido uma atenção especial da Google. Na nova versão “lite” da plataforma, a central de privacidade do Android 12 padrão surge em todo esplendor, dando amplo acesso a permissões individuais de aplicativos e mostrando quando os microfones e câmeras do smartphone estão em uso.

Ganhando espaço

Ao todo, mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam alguma versão do Android Go, um projeto que existe há relativamente pouco tempo, tendo sido iniciado em 2017.

Isso mostra que a Google está no caminho certo ao criar uma opção leve para usuários de aparelhos mais simples ou que apenas buscam uma experiência ainda mais veloz. De acordo com a empresa, o Android 12 Go chega em 2022 – sem data definida.

Fonte: Google Blog

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.