Imagem: Anatel

As ligações de telemarketing incomodam muita gente; tanto é que, recentemente, as empresas do ramo foram obrigadas a adotar o prefixo 0303 para continuar operando. Mas ainda mais chato são as chamadas feitas por robôs, vozes gravadas com mensagens padrão para tentar vender alguma coisa. Cá entre nós, ninguém merece.

Um levantamento feito pelas operadoras identificou que 20 números de telefones controlados por robôs fizeram “incríveis” 61,7 milhões de chamadas em apenas um mês. O que não é surpresa é que mais da metade – algo em torno de 31 milhões dessas ligações – durou menos de três segundos. Assim que você atende, a ligação cai.

Homem vestido com terno e sentado em uma mesa aparece gritando para um telefone fixo, como recebendo uma ligação indesejada de telemarketing

Imagem: Icons8 Team/Unsplash

Por incrível que pareça, é assim mesmo que funciona o primeiro contato. Irritante é pouco! Mas essas ligações, derrubadas assim que o consumidor atende, servem para formar um banco de dados de clientes em potencial de telemarketing. Dá pra acreditar? É assim que funciona: se você atende a chamada, o sistema entende que você estaria disposto a receber oferta de produtos e serviços pelo telefone.

A boa notícia é que a Agência Nacional de Telecomunicações vai determinar que as operadoras de telecomunicações bloqueiem essas ligações. Segundo informa O Globo, a Anatel ainda analisa a melhor forma de estabelecer a regra; seja como uma medida cautelar ou mais uma regulação. De qualquer forma, a ideia é reduzir drasticamente o telemarketing abusivo no país.

telemarketing 0303

Imagem: Shutterstock

Anatel promete fiscalizar ligações de telemarketing

Adotado há um mês, o programa que determina a identificação de chamadas de telemarketing com o prefixo 0303 será fiscalizado pela Anatel. A identificação de ligações feitas a partir de números fixos com o prefixo está marcada para junho.

A agência informou que já recebeu mais de 2.000 reclamações por ligações sem o prefixo neste primeiro mês. A indicação da Anatel nesses casos é que a pessoa comunique a operadora do celular. E, se as ligações continuarem, registrar uma reclamação na própria Anatel.

Nesta quinta-feira (14), para marcar os 30 dias desde o início da ação, a agência colocou no ar uma site com informações sobre o 0303, em que vai ser possível conferir as empresas que já reservaram um prefixo para operar as ligações telemarketing.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.