Imagem: AMD

Ocorrido na última quinta-feira (9), o Financial Analyst Day 2022 da AMD trouxe um panorama interessante sobre os futuros produtos da marca. Novidades não faltaram, mas os destaques ficaram por conta de mais detalhes acerca das próximas CPUs, GPUs e APUs da Team Red.

AMD revela novidades para CPUs…

Assim como revelado na divulgação de resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022, a AMD está se preparando para lançar os processadores Ryzen 7000. Os componentes serão baseados na arquitetura Zen 4, construídos no processo de 5 nanômetros.

AMD CPUs

Imagem: Divulgação/AMD

Segundo os slides apresentados, as CPUs Zen 4 terão aumentos superiores a 25% em relação às métricas de performance por Watt da geração Zen 3. E com aumentos de desempenho single-thread, os novos processadores — que chegam a partir de 2022 — terão aumento de performance geral acima da casa dos 35%.

Como “bônus”, a AMD deu uma pequena prévia da arquitetura Zen 5. Poucos detalhes foram revelados, mas sabe-se que, assim como a Zen 4, a geração terá versões V-Cache e Zen C. Os processadores serão construídos em uma mistura de processos de 4 e 3 nm e devem chegar ao mercado somente em 2024.

AMD CPUs

Imagem: Divulgação/AMD

… e GPUs

O evento também serviu para revelar detalhes da arquitetura RDNA3, que alimentará as placas Radeon RX 7000. Ela será lançada com GPUs Navi 3x ainda este ano e, além de oferecer melhora de mais de 50% de performance por watt em relação à RDNA2, será a primeira arquitetura da marca a apresentar embalagens avançadas de chiplet.

RDNA AMD

Imagem: Divulgação/AMD

A arquitetura RNDA4 também foi mencionada, mas de maneira superficial. Ela deverá apresentar um nó mais avançado (ainda não especificado) e chega apenas em 2024, possivelmente junto das CPUs Zen 5 da marca.

APUs também ganham atualizações

A Team Red revelou ainda que sua próxima APU será a “Phoenix Point”. Ela deve apresentar a arquitetura de uma CPU Zen combinada com gráficos RDNA3 e fará parte da série Ryzen 7000.

Já as APUS Ryzen 8000 (chamadas de “Strix Pont”) vão apresentar arquitetura de CPU Zen5 combinada com gráficos RDNA3+ e não devem chegar antes de 2024.

Via: VideoCardz/PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.