As gigantes americanas do mercado de tecnologia foram convocadas para falar sobre cibersegurança. Amazon, Apple, IBM e Microsoft têm um encontro marcado hoje (25), na Casa Branca, para discutir o tema com autoridades-chave do governo dos EUA.

Segundo informações da Reuters, a reunião segue uma pressão grande do congresso americano a respeito do aumento de casos de ataques cibernéticos – especialmente por ransomware – e responsabilização das companhias do setor em episódios de vazamento de dados na esfera pública e corporativa.

Big techs e cibersegurança

Andy Jassy (Amazon), Tim Cook (Apple), Arvind Krishna (IBM) e Satya Nadella (Microsoft) são apenas alguns dos nomes que estarão nesse encontro, que pode contar ainda com representantes dos maiores bancos do país, de grande empresas de energia e do próprio presidente Joe Biden.

Fontes próximas do assunto revelam que a reunião estrelada deve focar especificamente em tópicos preocupantes relacionados à cibersegurança, como ransomware, infraestrutura crítica, segurança da rede de fornecimento, educação relacionada à segurança digital e mais.

Reprodução: Louis Velazquez/Unsplash

Detalhes sobre apólices de seguro contra violação de dados também devem fazer parte do menu, assim como um comprometimento de Amazon, Apple, IBM, Microsoft e outras companhias de promover ações e medidas de segurança extras para evitar o avanço do cibercrime e das invasões a sistemas.

Menos punitivo, mais colaborativo

A grande proximidade do governo americano com o setor privado de tecnologia garante que os EUA não tenham uma lei de proteção de dados equivalente à GDPR europeia ou à LGPD brasileira, que estabelece multas pesadas para empresas responsáveis por vazamentos de dados de terceiros.

Sem uma punição mais severa em vista, a colaboração entre as duas esferas é essencial para avançar a pauta de cibersegurança no país – algo que, futuramente, pode refletir em ações no resto do mundo.

Fonte: Business Insider

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *