Quem já está integrado ao universo de live streaming, consequentemente está familiarizado com a Twitch. E não há segredos nisso: a plataforma de transmissão ao vivo da Amazon vem crescendo fervorosamente ano a ano e já é conhecida como o maior serviço do setor há alguns bons anos.
Reacts do Casimiro, transmissões de algum streamer jogando o seu título predileto e campeonatos de Esports são apenas algumas das programações disponíveis na Twitch. Embora a plataforma seja conhecida pelas lives de jogatina, tem se tornado palco para diversas outras transmissões — quase sempre no guarda-chuva do entretenimento.
![[ESPECIAL] A hegemonia da Twitch no mercado de live streaming 1 Live do Casimiro na Twitc](https://tecmasters.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/01/Screenshotter-75NEYMAR-OCAOSPERFEITO-PRIMEIROEPISDIO-ESTREIAGLOBAL-Twitch-2411_Easy-Resize.com_-1024x576.jpg.webp)
Live do streamer Casimiro – Imagem: Reprodução/Casimiro
Mas assim como o Google domina os motores de busca e o iFood lidera o segmento de comidas por aplicativo aqui no Brasil, a Twitch domina — com larga vantagem — o setor de live streaming. E os números (abordaremos eles posteriormente) explicitam bem toda essa liderança.
Mas claro, toda essa hegemonia da plataforma levantam diversas questões sobre o caminho de sucesso da companhia, as condições para criadores de conteúdo e a concorrência do mercado em geral. Por conta disso, o TecMasters preparou um especial divido em três partes para analisar diversos pontos importantes dessa relação entre Twitch e o mercado de transmissões ao vivo.
E aqui vai um spoiler: essa primeira parte focará justamente em mostrar o domínio da Twitch perante a outras plataformas de live streaming.
A trajetória da Twitch
Mas antes de falar do sucesso da plataforma, vale relembrar de como ela chegou ao mercado. Para quem não sabe, a Twitch surgiu em 2011, como um spin-off da finada plataforma Justin.tv. A Justin já trazia a ideia de transmissões ao vivo, mas a forte adesão da comunidade gamer fizeram com que os donos repensassem a estrutura do serviço.
![[ESPECIAL] A hegemonia da Twitch no mercado de live streaming 2 Justin.tv, antiga Twitch](https://tecmasters.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/05/Justin.tv_Easy-Resize.com-1-1024x553.jpg.webp)
Design da antiga Justin.tv – Imagem: Reprodução
“Precisávamos de um lugar dedicado aos jogos. Então, basicamente começamos de novo. Usamos muito da infraestrutura Justin.tv, mas eu realmente tentei voltar à estaca zero e dizer… O que é certo para jogos e não apenas vídeo ao vivo?”, revelou à Forbes, Emmett Shear, cofundador da Justin.tv e da Twitch.
Deu certo. Com a mudança, a plataforma continuou atraindo fãs de videogames e streamers focados em transmitir suas jogatinas. De certo modo, o serviço mostrou como qualquer usuário comum poderia ligar seu computador e fazer lives de gameplays ao mesmo tempo em que interagia com o público.
No primeiro mês de operação, a plataforma já contava com 8 milhões de espectadores mensais únicos. Esse número saltou para 17 milhões após um ano em atividade e para 45 milhões em 2013, um ano antes do encerramento da Justin.tv e da aquisição da Twitch pela Amazon por US$ 970 milhões.
Incrivelmente, a ascensão não parou. Surfando no crescimento do cenário gamer, a Twitch passou a introduzir formas de monetização para seus criadores e também tornou-se o principal palco para transmissões ao vivo de torneios de Esports.
Com o aprimoramento de políticas do site, restrições a conteúdos NFSW, bem como a adição de outras categorias de transmissões — inclusive, já fizemos uma matéria dedicada a este assunto que pode ser acessada por meio deste link — foram essenciais para um crescimento sem precedentes.
O resultado disso? Um crescimento massivo e sólido de viewers e criadores de conteúdo nos anos seguintes.
![[ESPECIAL] A hegemonia da Twitch no mercado de live streaming 3 Gráfico Twitch](https://tecmasters.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Grafico-Twitch-1024x447.png)
Crescimento de viewers na Twitch ao longo dos anos – Imagem: Reprodução/Twitch Tracker
![[ESPECIAL] A hegemonia da Twitch no mercado de live streaming 4 Gráfico Twitch](https://tecmasters.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Grafico-Twitch-2-1024x345.png)
Crescimento de streamers na Twitch ao longo do anos – Imagem: Reprodução/Twitch Tracker
Destruindo a concorrência
Os números individuais já seriam suficientes para justificar a dominância da Twitch perante as concorrentes. Mas quando os dados das rivais são colocados em jogo, a hegemonia fica ainda mais evidente.
Novamente, a Twitch já vinha dominando o mercado de streaming desde os seus primórdios. Em 2014, por exemplo, a plataforma já era responsável por uma fatia de quase 44% do setor, superando (e muito) serviços concorrentes de esportes e de notícias.
![[ESPECIAL] A hegemonia da Twitch no mercado de live streaming 5 Gráfico Twitch](https://tecmasters.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Grafico-Twitch-3.webp)
Fatia do tráfego de live streaming por volume em 2014 – Imagem: Reprodução/Qwilt
E de lá para cá, a dominância não mudou. Independentemente do semestre, do ano, do crescimento de rivais ou da chegada de novos players, a plataforma de live streaming da Amazon continuou na liderança. Melhor dizendo: aumentou a superioridade perante suas rivais.
Aliás, informações mais recentes divulgadas pelo Streamlabs mostram que essa soberania se mantém nos dias atuais. Dados compilados do primeiro trimestre de 2022 revelam que a Twitch conquistou mais 7,7% da fatia de espectadores do mercado em relação ao último trimestre de 2021.
Além disso, a plataforma foi a única entre os principais serviços de streaming que cresceu nos três primeiros meses de 2022.
![[ESPECIAL] A hegemonia da Twitch no mercado de live streaming 11 Gráficos Twitch 2022](https://tecmasters.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/05/Graficos-Twitch-2022.jpg.webp)
Horas assistidas em plataformas de streaming durante o primeiro trimestre de 2022 – Imagem: Reprodução/Streamlabs
Comentários