Elon Musk – hoje o homem mais rico do mundo – vai doar 100 milhões de dólares (mais de meio bilhão de reais) como prêmio para a melhor tecnologia de captura de carbono. O anúncio foi feito pelo próprio CEO da Tesla em uma publicação no Twitter na noite desta quinta-feira (22).

Musk não falou nada além disso sobre a tal competição de captura de carbono. O milionário se limitou a acrescentar, em outro tuíte, que “os detalhes virão na próxima semana”.

A “boa” agressividade de Elon Musk

A retirada do carbono (CO2) da atmosfera é uma forma de combater as mudanças climáticas promovidas pelo homem. E ainda que Elon Musk seja um visionário e saia à frente na maioria das vezes, esta não é a primeira vez que uma empresa busca ajuda do público para desenvolver tecnologias de captura de carbono.

Em 2018, a ONG X-Prize fez uma competição parecida e ofereceu a cinco equipes finalistas uma parte do grande prêmio de 20 milhões de dólares. Como era de se esperar, a proposta de Elon Musk é agressiva. Cem milhões de dólares é uma premiação cinco vezes maior que a da X-Prize. Com este valor, esta se tornará a maior contribuição filantrópica do polêmico milionário.

Outras iniciativas

No final de 2019, um grupo de pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL), registrou patente e publicou em uma revista científica especializada a descoberta de um sistema que converte 90% das emissões de dióxido de carbono dos veículos em CO2 líquido. Após isso, pesquisadores de Oxford descobriram uma maneira de transformar o CO2 líquido em combustível para aviões.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments