Programado para ser lançado no dia 11 de novembro, o remaster da triologia GTA tem sido ansiosamente aguardado pelos fãs da franquia. Para os gamers de PlayStation e Xbox, será uma oportunidade nostálgica para reviver os títulos antigos de PS2 atualizados para consoles next-gen. Já para os nintendistas, será um reencontro de dois “velhos conhecidos”.

Isso porque durante muito tempo a saga Grand Theft Auto evitou os consoles da Nintendo, focando em lançamentos para PC e para os consoles de Sony e Xbox. Felizmente, a estratégia adotada não interferiu nos resultados, já que a franquia é encarada como uma das mais populares da história dos videogames, com milhões de vendas acumuladas no mundo todo.

Mas o que muitos talvez não saibam é que GTA chegou a dar as caras em poucas vezes — quatro vezes para ser mais exato — nos videogames da Nintendo. Sempre em portáteis, nunca em consoles. Quem não teve a oportunidade de jogar os títulos, vale relembrar quando e como foram essas fatídicas aparições.

Títulos GTA para Nintendo

  • Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2 — Game Boy Color

A primeira aparição de GTA em um videogame da Nintendo foi em 1999. Em 1997, o primeiro título da franquia havia sido lançado para computador e, dois anos depois, chegou para o Game Boy Color.

A gameplay era bem diferente dos títulos atuais: os gráficos acompanhavam as limitações da época e a visão do jogador era de cima. No entanto, os atos de vandalismo e o game baseado em missões dava uma prévia do que estaria por vir.

No ano seguinte, em 2000, GTA 2 também foi lançado para o portátil da Nintendo. O título não apresentava tantas mudanças em relação ao primeiro game, mas vale notar que foi o único da franquia (até agora) que disponibilizou uma protagonista feminina jogável.

  • Grand Theft Auto Advance — Game Boy Advance

Em 2004, outro game de Grand Theft Auto chegaria para um portátil da Nintendo, mas desta vez, para o Game Boy Advance (GBA). O jogo, desenvolvido pela Digital Eclipse, seguia a mesma linha dos dois primeiros títulos, mas com alguns elementos 3D dos títulos lançados para PS2.

Curiosamente, GTA Advance conta a história dos acontecimentos anteriores de Grand Theft Auto III, lançado em 2001 para o PlayStation 2. Na mesma época em que o game era lançado para o GBA, Grand Theft Auto: San Andreas era lançado para o console da Sony.

  • Grand Theft Auto Chinatown Wars — Nintendo DS

O último GTA lançado para Nintendo (até o momento), foi Grand Theft Auto Chinatown Wars, que chegou em 2009 para o Nintendo DS.

O jogo até tinha algumas melhorias comparados aos títulos anteriores para as plataformas da desenvolvedora japonesa, mas ainda assim, algo muito distante do GTA IV, que havia sido lançado um ano antes para Xbox 360, PS3 e PC.

O bom filho a casa torna

Curiosamente, nenhum título da franquia chegou para os videogames da Nintendo desde então. É incerto o motivo, já que a Rockstar chegou a lançar alguns jogos como Bully ou Manhunt 2 para o Wii, por exemplo.

Fato é que pouco importa. Após esse hiato de 11 anos, o remaster de GTA Triology finalmente chegará para o Nintendo Switch no dia 11 de novembro. Além da boa notícia para os nintendistas de carteirinha, o game ainda fará a alegria dos jogadores de PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e dispositivos móveis Android e iOS.

Fonte: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments