A Tesla revelou pela primeira vez em 2019 os planos para o projeto Dojo, que visa criar o supercomputador mais poderoso do mundo.

Enquanto isso não acontece, a criação mais recente da empresa é considerado o quinto mais poderoso do planeta e já está trabalhando no treinamento de sistemas de redes neurais utilizadas no piloto automático da empresa. Além disso, o sistema também ajuda no desenvolvimento da próxima inteligência artificial da marca para direção autônoma.

Essa iniciativa deixa claro o foco que a Tesla tem no poder da computação e em como ele é utilizado dentro e fora de seus veículos. Por dentro, a empresa precisa de computadores potentes o suficiente para executar seu software autônomo.

Enquanto que por fora ela precisa de supercomputadores para treinar seu sistema autônomo alimentado por redes neurais que recebem uma quantidade grande de dados.

Durante a “Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões”, Andrej Karpathy, chefe de inteligência artificial da Tesla, revelou detalhes do hardware utilizado pela marca. De acordo com ele, as especificações da máquina são:

  • 720 nós (nodes) de 8x A100 80GB. (5760 GPUs, no total)
  • 1.8 EFLOPS (720 nodes * 312 TFLOPS-FP16-A100 * 8 gpu/nodes)
  • 10 PB de armazenamento NVME “hot tier” a 1,6 TBps
  • 640 Tbps de capacidade total de comutação
Especificações Dojo Tesla

Foto: Tesla

O engenheiro não revelou quais serão os planos futuros para o supercomputador. No entanto, afirma que o próximo passo é criar um hardware melhor otimizado para treinamento de rede neural do que o atual.

Além disso, Elon Musk, CEO da Tesla, revelou anteriormente que o plano é disponibilizar seu supercomputador para outras empresas com o objetivo de oferecer maneiras para que outras pessoas treinem suas redes neurais.

Via: Electrek

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments