O sucessor do processador M2 da Apple – vulgarmente apelidado “M3” – deve chegar em algum momento do segundo semestre de 2023, segundo informações do insider “@appleakation” (via WCCFTech). De acordo com ele, o novo chip deve usar a tecnologia de litografia de três nanômetros (3nm), o que deve deixar o componente consideravelmente mais fino e mais leve, mas sem perder desempenho.

A premissa é favorável com o calendário da Apple, que costuma revelar novos computadores pessoais – MacBooks, por exemplo – no mesmo período. Os MacBooks são as máquinas que recebem os processadores série M embarcados, e com o M3 não deve ser diferente.

Segundo as informações confirmadas até agora, a Apple finalizou o desenvolvimento essencial do processador em agosto do ano passado, em seguida avançando para a fase de implementação de inovações. Em outras palavras: o “grosso” do chip M3 está finalizado há pelo menos cinco meses, e o que veio em seguida disso é o que corresponde às “novidades”.

Quais? Ninguém sabe ainda. Mas estima-se que, no quarto trimestre (o período entre outubro, novembro e dezembro) deste ano, a Apple vai promover um evento dedicado a computadores pessoais. Olhando por essa ótica, faz sentido que o novo processador seja finalizado antes, a fim da companhia ter tempo hábil de instalar e testar o novo componente nos novos computadores.

O @appleakation, no entanto, ainda levanta a possibilidade de que os MacBooks mais recentes já lançados – como o MacBook Air de junho de 2022 – possam ganhar versões atualizadas com o novo processador.

Estima-se que a litografia de 3nm assegure uma eficiência energética até 35% melhor que a geração anterior sem queda de performance, o que deve levar a desenvolvimentos interessantes para as fabricantes. Nesse ínterim, o M3 provavelmente será lançado após o processador A17 Bionic, que virá embarcado nos novos iPhones.

Obviamente, a Apple não comentou as informações, então vale a cautela de tratar tudo isso como um rumor.

via WCCFTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments