No começo da semana, um usuário do Reddit relatou que o conector de 16 pinos de sua Nvidia RTX 4090 derreteu enquanto ele jogava Red Dead Redemption 2. Infelizmente, ao que parece, esse não foi um caso isolado.

Até o momento, são quatro casos em que o conector da placa de vídeo da Nvidia derreteu de alguma forma. As informações estão sendo compartilhadas em diversos lugares, desde páginas do Reddit até canais do YouTube.

Em um dos casos mais recentes, o canal Bang4BuckPC Gamer publicou um vídeo relatando que comprou um computador da CyberPowerPC já com a Nvidia RTX 4090 instalada que, depois de algum tempo, também teve seu conector derretido.

O curioso é que, antes, as pessoas que falaram sobre o problema tinham versões personalizadas das placas, produzidas pela Gigabyte e pela Asus. No entanto, a questão começou a ser percebida também na versão padrão. Por conta disso, esse não parece ser um problema isolado.

Conector derretido RTX 4090 (1)

Imagem: Reprodução

Felizmente, a Nvidia revelou que começou a investigar o problema após o primeiro relato, publicado no Reddit. “Estamos investigando os relatos. Estamos em contato com o primeiro proprietário e entraremos em contato com o outro para obter informações adicionais”, disse Bryan Del Rizzo, porta-voz da empresa, ao The Verge quando apenas dois casos eram conhecidos.

Recomendações de segurança indicam que o conector implementado na placa de vídeo pode causar problemas se estiver dobrado de uma determinada maneira. Ainda não é possível dizer que essa é a causa dos problemas, embora pareça que “dobrar os fios muito perto do conector pode resultar em alguns dos terminais se soltando ou desalinhando dentro do próprio conector”, comenta o site Cablemods.

No entanto, isso é bem difícil de fazer na prática, já que, pelo tamanho da placa, os gabinetes podem contar com dobras que não conseguem respeitar a distância mínima de 35 mm do conector.

Problemas de segurança com o conector escolhido pela Nvidia

Problemas de conector RTX 4090

Imagem: Reprodução

Em setembro, o PCI-SIG, consórcio responsável pelo desenvolvimento de padrões de transferência de dados, alertou sobre algumas das implementações do conector escolhido pela Nvidia. Eles afirmam que o componente “demonstrou variação térmica, o que pode resultar em problemas de segurança sob certas condições”.

Em imagens fornecidas pelo consórcio, é possível ver que há várias maneiras de o conector derreter – e que se parecem muito com o que aconteceu com as placas RTX 4090 esta semana.

Problemas encontrados nos conectores

Imagem: PCI-SIG

As soluções encontradas para isso indicam evitar completamente o adaptador de energia da Nvidia – substituindo-o por outro modelo, como o da Corsair, que termina em dois conectores de 8 pinos – ou tomar cuidado com a forma que o cabo está posicionado, evitando dobras.

Via: Toms Hardware/The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments