Imagem: Timmary/shutterstock.com

Ao comprar um novo celular, muita gente acaba se desfazendo de seu aparelho antigo por pensar que o mesmo não vai ter mais uso. Já a verdade é que estes aparelhos, mesmo que sejam considerados “fraquinhos” para os padrões atuais, ainda podem ajudar em algumas tarefas, como monitorar um cômodo ou até mesmo um bebê.

O TecMasters, assim, resolveu ajudar as pessoas que tem um celular sobrando a dar um uso para eles. Confira!

6 usos para dar a um celular antigo

Hot spot Wi-Fi

Ao precisar de internet em um local para diversos dispositivos, o celular pode ser utilizado como um hotspot para fornecer conexão Wi-Fi de forma simples e rápida.

Wi-Fi

Imagem: ivke32/Pixabay.com

Tanto no Android quanto no iOS não é preciso instalar nenhum aplicativo para fazer esta tarefa. O TecMasters, por sua vez, já explicou como fazer esse procedimento no Android, inclusive com o uso de um app para que não surjam dúvidas durante o processo, uma vez que o mesmo muda de acordo com algumas fabricantes.

Webcam

Em tempos em que o home office é cada vez mais comum, uma boa webcam é necessária para que as pessoas possam participar de reuniões. Já os celulares, em sua grande maioria, são reconhecidos por terem câmeras com qualidade superior a de webcams.

Celular sendo usado como webcam

Imagem: fizkes/shutterstock.com

Felizmente, com a ajuda do DroidCam, tanto um aparelho com Android quanto um iPhone pode ser configurado como uma webcam para PCs. O TecMasters explica em detalhes como isso pode ser feito neste tutorial.

Alexa ou outro assistente virtual

Uma outra possibilidade interessante para se dar a um celular é o de utilizá-lo como um assistente virtual para poder dar comandos de voz. O mesmo, por exemplo, pode ser utilizado com o app da “Amazon Alexa” para realizar inúmeras atividades sendo que informações serão exibidas em sua tela.

Celular rodando Alexa

Imagem: Diego Thomazini/shutterstock.com

No caso do Android, vale lembrar que o sistema também vem com o Google Assistente instalado. Então, caso prefira este assistente, o trabalho para fazer a configuração é ainda menor.

Câmera de segurança

Ao ter um bebê em um outro cômodo da casa, sempre é uma boa ideia estar de olho nele para saber se tudo está certo. Já para isto, o celular pode ser um grande aliado, até mesmo com algumas funções avançadas, que podem detectar, por exemplo, sons indicando que algo estaria errado.

Para esta tarefa, a recomendação fica para o aplicativo “Dormi – Baby Monitor”, que está disponível para Android de forma gratuita, mas que possui alguns recursos pagos.

Controle remoto

Ao usar um computador ligado a uma TV, ter um mouse e teclado conectado pode tornar a tarefa um pouco menos prazerosa. Já o celular antigo pode atuar como um tipo de controle remoto, que pode até mesmo ter comandos personalizados que vão além do mouse e teclado.

Para essa tarefa, a indicação fica pelo uso do aplicativo Unified Remote, que é compatível com Android e iOS (sistema do iPhone).

Videogame retrô

Apesar de celulares antigos não serem considerados os ideais para rodar títulos recentes, os mesmos ainda podem servir muito bem para emular videogames antigos. Com a ajuda de programas como o Retroarch, por exemplo, os jogadores poderão emular títulos de diferentes eras indo ao menos até o PlayStation 1 ou Nintendo 64 com relativa tranquilidade.

Já para deixar a jogatina ainda melhor, é claro, fica a recomendação de pegar um controle Bluetooth com suporte para o aparelho ficar preso.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.