O Ministério das Comunicações (MCom) está preparando um projeto-piloto para trazer a tecnologia 5G para deixar a iluminação pública mais inteligente. Além disso, os mesmos postes de luz devem receber câmeras, a fim de implementar a segurança da região.

“A luminária pode, além de iluminar, trazer segurança pública melhor para os municípios e também uma maior conectividade às pessoas e, sobretudo, às empresas”, acredita Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que participou de evento realizado pela organização nesta sexta-feira (16), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom).

O evento, realizado em Natal (RN), tinha como principal objetivo a demonstração das luminárias e de outras possibilidades estudadas para o 5G.

A previsão é de que os testes das luminárias comecem pelas cidades de Araguaína (TO), Ceará-Mirim (RN), Curitiba (PR), Jaraguá do Sul (SC) e Petrolina (PE).

A ABDI será a responsável pela instalação, em caráter experimental, de toda a iluminação.

Ilustração 5G

Imagem: Rawpixel

5G chega apenas em 2029 em todo o Brasil

O projeto-piloto é visto de forma estratégica para acelerar a implementação do 5G em algumas localidades. Isso porque, segundo explicação do ministro das Comunicações Fábio Faria, com as luminárias, alguns municípios poderão começar a se antecipar ao calendário previsto para chegada da tecnologia no Brasil.

O 5G chegará a todos os municípios brasileiros até 2029, começando pelas capitais, que terão a tecnologia instalada até julho de 2022.

Na capital potiguar, a operadora Brisanet será a responsável pela instalação dos equipamentos adaptados para receber a tecnologia ainda este ano. A ideia é que, até julho do ano que vem, toda a área metropolitana já esteja com cobertura 5G.

Enquanto espera a chegada do 5G, que tal ler esse especial no TecMasters, no qual explicamos os impactos que o 5G no seu dia a dia.

Fonte: Ministério das Comunicações

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *