Teste do 5G em São Paulo - Imagem: Luiz Nogueira / TecMasters

A partir desta quinta-feira (04), São Paulo passa a oferecer sinal de conexão 5G. No entanto, apenas 25% da área urbana da cidade deve contar com a novidade por enquanto.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa é a primeira parte da implementação, que ocorreu antecipadamente devido ao alto número de solicitações para instalações de antenas compatíveis com a tecnologia de quinta geração.

Segundo a agência, a ideia era de que, até 29 de setembro, 462 estações fossem ativadas para receber o sinal. Porém, até a última terça-feira (2), o número desses pedidos foi de quase o triplo desse total, chegando a 1.378.

Foi por conta desse detalhe que o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) ativou o sinal na capital paulista.

Ainda de acordo com a Anatel, “a maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo”.

Para trazer mais velocidade, estima-se que o 5G pode ser até 20 vezes mais rápido que o 4G, e menos interferência, a Anatel revelou também que foram instalados diversos equipamentos para evitar interferências em serviços de satélite.

Implementação do 5G pelo Brasil

redes privadas 5G

Imagem: Shutterstock

A chegada do sinal de quinta geração em São Paulo ocorre pouco depois da ativação em outras cidades do Brasil, como Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Vale lembrar que, ainda nesta quinta, o TecMasters vai publicar um hands-on completo do 5G em São Paulo. Nos primeiros testes nesta manhã, a velocidade de conexão na região da Oscar Freire, no bairro dos Jardins, ultrapassou os 600 megabits por segundo, como mostra a imagem abaixo.

5G em São Paulo

Teste do 5G em São Paulo – Imagem: Luiz Nogueira / TecMasters

Via: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.