Imagem: Divulgação

A Baidu e a Pony.ai passaram a ser as primeiras empresas de robotaxi com permissão para atuarem sem motorista de segurança. Os táxis autônomos já funcionavam, mas tinham de levar um funcionário no assento do motorista. Agora, um funcionário das empresas que apenas supervisionará as viagens é necessário, sem ser motorista.

Além da permissão, as empresas obtiveram licença para 14 novos veículos na região de Pequim, 10 da Baidu e 4 da Pony.ai. A área que os carros utilizarão é em Yizhuang, com cerca de 300.000 residentes e 60m². A expectativa das empresas é aumentar a frota, a Baidu quer chegar a 30 veículos.

As empresas começaram a atuar desde novembro, então com motoristas de segurança. Os aplicativos para chamar os robotaxis são o Apollo Go da Baidu, que funciona das 10h às 16h e o PonyPilot Plus das 9h às 17h.

Robotáxis presentes na China e Estados Unidos

Na última semana, a Pony.ai, que tem financiamento da Toyota, foi a primeira empresa de carros autônomos a ganhar uma licença na China continental. Recebeu a permissão de operar 100 veículos em Nansha, Guangzhou, e também espera operar com motorista de segurança por pouco tempo. A Pony.ai já havia obtido aprovação para três cidades na Califórnia, nos Estados Unidos, mas a licença foi suspensa após um acidente com um dos carros.

Já a Baidu conseguiu aprovação para testar seus carros sem motorista de segurança em Sunnyvale, Califórnia. Além da Baidu, outras empresas como Waymo (da Alphabet) e Cruise operam carros autônomos na Califórnia.

14 novos robotaxis chegam em Pequim com Baidu e Pony.ai14 novos robotaxis chegam em Pequim com Baidu e Pony.ai14 novos robotaxis chegam em Pequim com Baidu e Pony.ai14 novos robotaxis chegam em Pequim com Baidu e Pony.ai14 novos robotaxis chegam em Pequim com Baidu e Pony.ai

Via The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.