Criadores de conteúdo digital são figuras que têm se destacado cada vez mais no universo online, tornando-se grandes fontes de informação relevante para seus públicos nas redes sociais, em sites e em blogs. Os creators, como também são conhecidos, podem atuar em diferentes nichos (tecnologia, games, entretenimento, viagem etc.) utilizando textos, vídeos e outros formatos de produção de conteúdo.

Vale ressaltar, para quem quer se tornar influenciador digital, que a concorrência é grande, mas ainda assim é possível conquistar o seu lugar. Pensando nisso, listamos dez dicas incríveis para se tornar um criador de conteúdo de sucesso.

1. Atualize-se sempre

Criador de Conteúdo em frente a um PC

Saiba usar o melhor da tecnologia. (Fonte: Unsplash)

Ter conhecimento é fundamental para ser bem-sucedido em qualquer área, e na produção de conteúdo não é diferente; é preciso estar por dentro das novidades e das tendências da área. Há um estilo de escrita em alta ou um equipamento inovador que facilita as gravações? Aproveite essas novidades para melhorar seu trabalho!

2. Seja autêntico

Dica2 criador de conteudo

Não tente se passar por outra pessoa. (Fonte: Pixabay)

Para se destacar em meio aos inúmeros criadores de conteúdo, é importante apresentar algo diferente. Um ótimo começo é criar e manter o próprio estilo e a autenticidade, gerando uma forma única de transmitir sua mensagem.

3. Encontre um nicho

Criador de Conteúdo jogando

Já pensou em se tornar um influenciador gamer? (Fonte: Unsplash)

Falar sobre tudo é uma estratégia desaconselhável e que pode abreviar a carreira de um criador de conteúdo. Para não cometer esse erro, escolha um nicho, preferencialmente um tema que você domine. Assim, fica mais fácil se tornar referência no assunto.

4. Organize-se para fazer publicações com frequência

Notebook e cadernos

Organização é essencial. (Fonte: Unsplash)

Um bom criador de conteúdo digital precisa ser bem organizado, pois o trabalho envolve muita pesquisa e dedicação. Use planilhas, agenda, bloco de notas e calendário editorial para não se perder em meio às tarefas, apostando em ferramentas que podem ajudar na produtividade e contribuir para manter a frequência de publicações.

5. Meça os resultados

Google Analytics

Google Analytics. (Fonte: Google/Reprodução)

Mensurar o resultado de suas ações é essencial para saber se o trabalho está sendo bem feito. Aprenda a usar recursos como Google Analytics e ferramentas de análise de dados fornecidas pelas redes sociais (em algumas plataformas, essas informações só são disponibilizadas para perfis comerciais).

6. Acompanhe o noticiário

Revista

Já conferiu as notícias de hoje? (Fonte: Unsplash)

Além de se atualizar quanto à parte técnica, saiba o que está acontecendo no mundo, assim você evita falar bobagem sobre algum tema e perder seguidores. Preste atenção ao noticiário diário e procure entender como determinados fatos podem afetar sua audiência.

7. Esteja preparado para se apresentar profissionalmente

Aperto de mãos

Não perca as oportunidades de fazer parcerias. (Fonte: Freepik)

Com o sucesso aumentando, oportunidades comerciais podem aparecer, e para não perdê-las esteja pronto para se apresentar a possíveis parceiros. Uma forma interessante de fazer isso é criar um media kit com informações sobre seu trabalho, portfólio e outros dados importantes.

8. Pesquise palavras-chave

Notebook e postits

Técnicas de SEO são grandes aliadas dos criadores de conteúdo. (Fonte: Pixabay)

Incluir palavras-chave relevantes na produção de textos e de outros formatos de conteúdo é essencial para qualquer estratégia de Search Engine Optimization (SEO), pois ajuda a atrair as pessoas interessadas no tema abordado. Há várias ferramentas gratuitas para ajudar nessa tarefa.

9. Estude seu público

dica criador de conteudo

Conheça as necessidades e as preferências de seus seguidores. (Fonte: Freepik)

Após definir um nicho, estude o público inserido naquele segmento. O que essas pessoas buscam? Quais são suas motivações e necessidades? Respondendo a perguntas como essas é possível traçar um perfil mais detalhado de quem você deseja atingir para criar conteúdo relevante.

10. Um bom criador de conteúdo exercita a criatividade

Be Creative

Faça diferente. (Fonte: Pixabay)

Tente abordar determinado assunto de maneira diferente do que já foi feito, dê detalhes que faltaram em um texto de referência, use formas inovadoras de se expressar. Ações como essas podem ser decisivas para se destacar em meio a tantos criadores ofertando conteúdos na internet.

Por: André Dias Gonçalves

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